Tudo que é doce demais pode não ser bom!

Todo mundo conhece alguém ou tem uma avó, tio e amigo que é diabético? Mas será que a pessoa se tornou diabética de tanto comer açúcar? Acho melhor começar pelo começo, e entender tim-tim por tim-tim o que é esse tal de diabetes.

Foto_1

O Diabetes é uma doente que atinge mais de 6% da população mundial, estima a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo que quase metade desse número nem imagina que tenha a doença.

Foto 1

Mas afinal de contas, o que é o Diabetes? É uma doença metabólica causada pela ausência ou diminuição da insulina – hormônio produzido pelo pâncreas – que acarreta um aumento anormal do açúcar (glicose) no sangue. E nem sempre está associado ao consumo excessivo de açúcar.

Foto 3

Por não apresentar muitos sintomas, o diabetes na maioria das vezes permanece por muitos anos sem diagnóstico. O grande problema é que sem o tratamento adequado, o diabético pode ter inúmeras complicações como infarto, derrame, insuficiência renal, problemas de visão e lesões de difícil cicatrização.

Quando estão presentes os sintomas mais comuns são: urinar excessivamente, sede excessiva, aumento do apetite, perda de peso, cansaço, vista embaçada ou turvação visual e infecções frequentes, principalmente de pele.

472072552

Ainda não há cura, no entanto existem vários tratamentos disponíveis. Fazendo o tratamento certo, o paciente portador possui qualidade de vida e saúde.

Foto 4

Confira algumas dicas que ajudam a prevenir e controlar esse mal:

  1. O primeiro passo são hábitos alimentares saudáveis;
  2. Outra boa dica é consumir frutas, vegetais folhosos e legumes, carne magra e laticínios desnatados ou magros;
  3. Ingerir dois litros de água diariamente é outra forma de dar um empurrãozinho no organismo;
  4. Praticar exercícios físicos com regularidade, além de ajudar a manter o peso é um grande aliado no controle dos níveis de glicemia no corpo. E a sensação de bem-estar provocada pelo exercício não é nada ruim;
  5. E por fim, faça um esforço: evite comer em excesso o açúcar simples como doces e o consumo de frituras e gorduras saturadas.

E vale lembrar: mudanças de atitude podem trazer saúde e qualidade de vida!

Deixe um comentário...