Rosa é a cor da saúde em Outubro

Graças a um bocado de mulheres que queimaram os seus (os nossos!) sutiãs nos anos 60, conquistamos alguns direitos de lá para cá. Mas isso não nos absteve daquelas obrigaçõezinhas básicas do dia a dia da casa, ou seja: hoje em dia somos mães, esposas, trabalhamos fora e ainda cuidamos de tudo dentro do nosso lar. Graças a Deus! No entanto, com tantas coisas para fazer, às vezes acabamos por deixar a nossa saúde meio de lado.

01

Por isso, a Campanha Outubro Rosa veio para nos desafiar a focar em nós mesmas e para lembrar a quantidade de mulheres que perdemos para o câncer de mama.   Hoje o laço cor-de-rosa aborda não apenas essa doença, mas outros tipos de câncer que atingem as mulheres. Conscientizar, prevenir e diagnosticar precocemente o câncer, além de dicas para um boa saúde também são relembradas.

Foto 4

O câncer de mama já o mais comum entre as mulheres, representando uma parcela de 22% de novos casos todo ano. E a forma mais eficaz para detectar o câncer de mama você já está cansada de saber: a mamografia. Por isso, é importante deixar a preguiça de lado e fazer um esforço para realizar todos os exames com frequência.

Foto 2

Fui diagnosticada, e agora?

O seu médico irá verificar se a doença está presente em outros órgãos, para então iniciar o tratamento (seja ele cirúrgico, quimioterápico, radioterápico ou hormonioterapia). E é justamente por isso que é preciso realizar o diagnóstico precoce, pois quanto antes você descobrir a doença, mais chances terá de lutar contra ela e vencer.

E aí, já fez o seu autoexame hoje?

*Este texto foi elaborado com informações fornecidas pelo médico mastologista do Instituto Corpore, Marco Botteon.

Deixe um comentário...