Por que vacinas são importantes?

Quem não se lembra das propagandas do Zé Gotinha? E ficou frustrado quando descobriu que nem todas as vacinas eram as boas moças da TV? Mas, afinal de contas, aquela cicatriz dolorida no braço tem um por quê?

Imagem 1

As campanhas de vacinação são as principais ferramentas para proteger nossas crianças de inúmeras doenças e nos manter saudáveis por muito tempo.

Imagem 2

Para começar é preciso saber o que é a vacina. Elas são preparações que atuam no sistema imunológico para produzir anticorpos. Com a produção dos agentes de defesa, o organismo se torna imune às doenças. E quanto antes a pessoa for imunizada, mais tempo ela se mantém protegida.  Por isso, as principais vacinas são administradas entre 0 e 6 meses de vida do bebê.

Imagem 3

As vacinas também são mais úteis e efetivas no controle de algumas doenças do que o uso de medicamentos. Ela é resultado de anos de pesquisa e investimento em saúde. No Brasil, por exemplo, a vacinação erradicou a varíola e a paralisia infantil.

Imagem 4

E até o final do ano teremos mais duas datas importantes, campanhas de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e o HPV.

Imagem 5

#FicaaDica

Os pais devem ficar alertas e atentos à caderneta de vacinação de seus filhos para não perderem a data da próxima vacina. Qualquer dúvida é só procurar o pediatra ou os profissionais da unidade de saúde mais próxima da sua casa.

Imagem 6

*Contamos com a ajuda da enfermeira Tais Campos e do enfermeiro infectologista Pedro Daumichen Jr., do Instituto Corpore, para construir este texto.

Deixe um comentário...