Arquitetos envolvidos na construção solidária

A arquitetura é uma profissão que pode atuar em diversas áreas e que tem como função principal oferecer soluções, mas agora ela também resolve outras necessidades ao mesmo tempo: o papel social.

O interesse pela arquitetura social vem tendo um aumento considerável nos últimos anos. A necessidade de moradias dignas no Brasil vem fortalecendo uma poderosa e inspiradora rede de construção solidária. Profissionais da área de arquitetura e decoração, instituições sem fins lucrativos e o setor privado fazem trabalhos alternativos de habitação para ajudar moradores de comunidades carentes e em situações de emergência.

A iniciativa presta assistência em projetos que realizam a melhoria em moradias já construídas minimizando os problemas das habitações precárias. Ela tem o trabalho com o foco no outro, a consciência da importância de construções boas e econômicas, garante a acessibilidade e o bem-estar.

Foi esse espírito de ajuda que norteou a arquiteta Fernanda Menosso Raitani, que trabalha em conjunto com Priscila Gabrielly. Com a meta de transformar ambientes em lar, unindo beleza e funcionalidade aos espaços, deixando-os mais confortáveis e humanitários, ela tenta melhorar a qualidade de vida e a autoestima de crianças carentes de Curitiba. Os projetos mostram a capacidade de escuta por parte das arquitetas, como elas interpretaram as necessidades, como utilizaram a imaginação e como deram vida a um sonho.

A arquiteta Fernanda Menosso Raitani, participa de projetos sociais junto com Priscila Gabrielly

A arquiteta Fernanda Menosso Raitani participa de projetos sociais junto com Priscila Gabrielly

Uma das boas notícias é que existem muitos trabalhos para ser mostrado. São diversos os projetos sociais que tentam ajudar dentro das possibilidades, aqueles que mais necessitam. Aqui destacamos o Projeto Mueller Ecodesign Social. Uma proposta do Shopping Mueller em parceria com a Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), com o Instituto de Pró Cidadania – IPCC e com o Núcleo Paranaense de Decoração, que transforma Casas Lar. O objetivo principal é contribuir com o desenvolvimento social da comunidade, mobilizar a sociedade em prol do bem coletivo e deixar um legado para a cidade.

O Projeto Mueller Ecodesign Social Crédito: Kelly Knevels

O Projeto Mueller Ecodesign Social transforma Casas Lar
Crédito: Kelly Knevels

Em 2014 o Projeto reformou a Casa do Pia I, que abriga meninos de 7 a 14 anos, e as arquitetas fizeram o quarto Cartoon. A ideia foi criar um espaço com um estilo que fizesse parte do cotidiano das crianças. Por esse motivo, chegaram ao tema ‘Histórias em Quadrinhos’ levando muita cor, imagens de onomatopeias e de gibis para dentro do ambiente tornando o espaço mais divertido, mágico e cheio de alegria. A sustentabilidade também foi inserida nos espaços, as arquitetas aproveitaram pneus velhos e sem uso para criar puffs, caixas de feira que ganharam ares de nichos para apoio das camas e da área de estar, e reaproveitaram o armário.

Em 2014 a reforma aconteceu na Casa do Pia I

Em 2014 a reforma aconteceu na Casa do Pia I

Este ano o Projeto Mueller Ecodesign Social realizou as reformas na Casa das Meninas do Novo Mundo e para o desenvolvimento das obras, 19 escritórios renomados de Curitiba aderiram ao projeto, entre eles o de Fernanda. Além disso, as residentes escolheram os temas dos cômodos e acompanharam o processo de transformação o que possibilitou que realmente sentissem que a casa é delas e que têm que cuidar desse espaço em que moram.

Um dos quartos da Casa das Meninas do Novo Mundo Crédito: Nenad Radovanovic

Um dos quartos da Casa das Meninas do Novo Mundo
Crédito: Nenad Radovanovic

*Para saber mais sobre arquitetura, design de interiores e outros temas leia a Revista Detalhe.

** A arquiteta Fernanda Menosso Raitani recebeu doações de ferragens da FGVTN Brasil para os quartos das casas assistidas pelo Projeto Mueller Ecodesign Social.
Fernanda é formada em arquitetura e urbanismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, é também proprietária da Inventto Arquitetura e Interiores e atua no mercado com projetos residenciais, comerciais, reformas e paisagismo, além de participar de mostras de decoração como a Morar Mais.

Deixe um comentário...