Junto com o final do ano, chegam as preparações para as confraternizações das empresas, que muitas vezes, são os eventos mais esperados pelos colaboradores.
Para os gestores, é uma ótima oportunidade para se aproximar dos seus funcionários, entender um pouquinho melhor sobre a personalidade de cada um, e principalmente, para descontrair a tensão de um ano inteiro de trabalho.
Para os colaboradores, é um momento em que eles se sentem recompensados por todo o esforço dos meses anteriores, ficam mais próximos de seus líderes, e ganham uma energia extra para o ano seguinte.
Dependendo do porte da empresa, o investimento pode ser um pouco maior, mas assim como os treinamentos anuais de equipe, esses eventos são necessários e o resultado é positivo na motivação dos participantes.
Por isso, separamos algumas dicas de como você pode proporcionar uma confraternização de sucesso na sua empresa:
- Proporcione uma experiência diferente
Tente sair do comum e realize a celebração fora da empresa. Atualmente, existem opções de locais especializados em confraternizações corporativas. Será uma ótima oportunidade para que os colaboradores se sintam realmente relaxados, e não tenham a impressão de que estão a trabalho no evento.
- Invista no cardápio
A decoração é importante sim, mas certamente, a comida gostosa é a melhor parte do evento. Não precisa ser sofisticado (mas se for, também tudo bem!), só precisa ser bem preparada e à vontade para todos.
- Se possível, convide os familiares
Muitas vezes, o orçamento não permite que o convite para a confraternização se estenda aos cônjuges e filhos. No entanto, quando é possível, vale a pena o esforço. É uma oportunidade para que as famílias interajam e que seja um momento descontraído para todos, pois muitos colaboradores não vão às confraternizações por não poderem levar ao menos um acompanhante.
Um exemplo de empresa que estende o convite aos familiares é a Transdotti, uma empresa de transporte rodoviário de cargas. A confraternização de final de ano, para eles, é realmente o evento mais esperado, pois é um momento em que não só os colaboradores, mas todas as famílias têm a possibilidade de passar momentos felizes em um dia descontraído.
- Se não puder presentear a todos, sorteie alguns bons presentes
Talvez não seja possível presentear a todos com algo. Então que tal comprar dois ou três bons presentes e fazer um sorteio?
- É proibido falar de trabalho!
O ponto mais importante para o sucesso do seu evento é: não fale sobre trabalho. Este definitivamente não é o momento de dar feedbacks, ou conversar sobre situações do cotidiano. A regra é descontrair!
E aí? Preparado para comemorar o ano que está chegando ao fim? 🙂
*Conheça os pacotes corporativos do Hotel Estância Betânia.